História da Empresa

Imagem do Acervo Histórico

Imagem do Acervo Histórico

A História da Usina Santa Fé S.A. tem origem em 1925, na cidade de Nova Europa, interior de São Paulo, quando a família Magalhães inicia a implantação de uma usina de açúcar, denominada na época de Companhia Açucareira Itaquerê, em homenagem ao rio Itaquerê que passa próximo às suas terras.

Em 1972, o Sr. Roberto Malzoni (in memorian), um dos 4 filhos do Sr. Francisco Malzoni (in memorian) adquire 100% das quotas da Companhia Açucareira Itaquerê, a qual foi renomeada como Usina Santa Fé Ltda., e posteriormente transformada em uma Sociedade Anônima de Capital Fechado (S.A.).

O Grupo Itaquerê, atualmente, é constituído pela Usina Santa Fé S.A. que, à partir de 31/03/2008 tornou-se uma agroindústria, e pela Agropecuária Nova Europa S.A. que detém as terras do grupo. Portanto, todas as atividades operacionais, desde a produção da matéria-prima, a industrialização e comercialização são suportadas pela Usina Santa Fé S.A.

Nos últimos anos, o Grupo acelerou investimentos na indústria e na área agrícola, passando para uma moagem superior a 4 milhões de toneladas nesta Safra 2016/17.

Neste caminho, o Grupo avançou também no que tange à governança corporativa. Os demonstrativos financeiros do Grupo Itaquerê são auditados pela KPMG desde 2004, trazendo transparência para os acionistas e financiadores.