Responsabilidade Ambiental

A Usina Santa Fé S.A. está comprometida em promover o respeito pelo meio ambiente em todo seu processo produtivo, compatibilizando suas atividades, produtos e serviços mantendo-os em equilíbrio com os princípios da Sustentabilidade. A Companhia conta com tecnologias e iniciativas industriais e agrícolas, as quais proporcionam a redução de impactos ao meio ambiente, otimizando assim sua eficiência operacional.

Ar

Anualmente as caldeiras têm suas emissões atmosféricas monitoradas a fim de atender a legislação vigente e assim evitar a poluição do ar. Eliminação da queima da palha da cana-de-açúcar com 100% da colheita mecanizável: a Usina Santa Fé é signatária do Protocolo Agroambiental e recebe, anualmente, o Certificado Etanol Verde. Este Certificado reconhece as boas práticas desenvolvidas pela Empresa, em relação à necessidade de organizar a atividade agrícola e industrial de modo a promover a adequação ambiental e minimizar, conseqüentemente, os impactos sobre o meio ambiente e a sociedade. Mantém Programa Interno de Auto fiscalização da Correta Manutenção da Frota quanto a Emissão de Fumaça Preta.

Energia Elétrica

A Usina Santa Fé S.A. produz sua própria energia elétrica gerada a partir da queima do bagaço de cana em caldeiras (energia limpa e renovável) e é suficiente para suprir todo o seu consumo.

Represa de Resfriamento de Água

Água

Uso e Reuso das Águas: dentro do processo industrial existem os sistemas de circuitos fechados, onde a água é tratada e recirculada, ocasionando numa redução significativa na taxa de utilização de água por tonelada de cana-de-açúcar.
Proteção de Matas: todas as áreas de vegetação florestal, matas ciliares e nascentes estão protegidas e conservadas para manter a qualidade das águas existentes nas propriedades da Usina.

Gestão de Resíduos

Avaliação integrada de todo processo de geração de resíduos, provenientes das áreas agrícola, industrial e administrativa, buscando novas soluções para redução de custos e riscos ambientais. Processos de geração, estocagem temporária e destinação final, todos de forma ambientalmente correta.

Subprodutos Industrias

A vinhaça, torta de filtro, aguas residuarias do processo e fuligem são subprodutos gerados no processo industrial que são utilizados para aplicação em solo agrícola.
Vinhaça: Rica em potássio, a aplicação da vinhaça (fertirrigação) possui aprovação da CETESB, atendendo a Norma Técnica P-4.231, que define critérios e procedimentos para aplicação de vinhaça no solo agrícola visando a segurança no bombeamento, condução, armazenamento e aplicação dos efluentes, formalizados no PAV – Plano de Aplicação de Vinhaça, exigido pelo órgão ambiental e entregue anualmente antes do início da safra, onde são previamente definidas as áreas de aplicação, as quantidades a serem aplicadas (taxa de aplicação) e a caracterização química do solo.
Torta de Filtro: Rica em fósforo, sua utilização na lavoura canavieira substitui ou complementa a adubação mineral do plantio

Reflorestamento

Reflorestamento

Áreas, Preservação Permanente e Reserva Legal
Esse programa tem como objetivo proteger a cobertura vegetal das APP’s e Reservas Legais existentes em áreas próprias da Usina Santa Fé S.A., permitindo que haja um incremento na diversidade de espécies típicas das formações originais da região; além de auxiliar o papel da vegetação ciliar como corredores ecológicos; e evitar o surgimento de processos erosivos e de sedimentação indesejada nos cursos d'água.
Manejo de Fauna: Com a eliminação da queima da palha da cana-de-açúcar da Usina Santa Fé S.A., que já atinge 100%, pode ser considerada também como uma vantagem à preservação da fauna, uma vez que os animais não correm mais o risco de se acidentarem com o fogo. Foi realizado o levantamento da fauna da área de influência direta da Usina Santa Fé S.A. para mastofauna, avifauna, herpetofauna e ictiofauna. Este levantamento visa monitorar e identificar as comunidades que vivem nas áreas do entorno da usina.

Conservação de Solo

Proteger a terra é garantir o futuro, pensando nisso a usina Santa Fé desenvolveu seu manejo aliando experiência e conhecimento da conservação de solos tradicional com o que existe de mais moderno na tecnologia, gerando um resultado muito preciso, eficiente e seguro. Utilizamos uma sofisticada rede de sistema GNSS para mapeamento e sistematização de áreas, em conjunto com um manejo de preparo reduzido e rotação com outras culturas como a soja, protegendo e produzindo em nossos solos ao mesmo tempo.

Controle Biológico de Pragas

Controle Biológico de Pragas

Controle biológico de pragas é um método eficaz, seguro e ecologicamente sustentável. A Usina Santa Fé S.A. possui uma Biofábrica na criação de parasitoides (Cotesia flavipes) no controle da broca da cana-de-açúcar e o fungo entomopatogênico (Metharizium anisopilae) no controle da cigarrinha das raízes da cana-de-açúcar. Com isso contribuindo com práticas sustentáveis ao meio ambiente.